Início E se seu filho perguntar isso? #02 de 6]:

E se seu filho perguntar isso? #02 de 6]:

A alteração da voz acontece com os meninos e as meninas. Nos meninos ela é mais acentuada, e para a voz chegar no tom, eles passam por muita desafinação! Isso cria embaraço social e uma sensação de impotência por não conseguir controlar a voz.

PERGUNTA:

Minha voz tem horas que está grossa e de repente afina parecendo uma menina falando. É uma coisa que eu não consigo esconder, e pior, nem controlar. Todos os colegas já perceberam, e ficam me zoando. Não quero mais saber de apresentar trabalho de escola. Tem alguma coisa que eu possa fazer para controlar isso?

RESPOSTA:

Essa mudança de voz mais marcante nos meninos acontece pela ação do hormônio masculino, a testosterona. E até o garoto atingir sua voz adulta ele passa por esse processo desagradável de descontrole do tom de sua voz. Mas há algo sim que você pode fazer para diminuir esse sofrimento: aprender a controlar voz! Isso é possível com a ajuda de um fonoaudiólogo. Por meio de exercícios de voz, esses profissionais têm conseguido ajudar muitos adolescentes a fazer essa transição de voz de criança para a voz de adulto.

 

Até a próxima,
Lena Vilela.