Início Blog da Lena Adolescência Sexo é do bem!

Sexo é do bem!

Durante as capacitações que dou nas escolas, a pergunta que mais ouço dos professores é: “A Educação Sexual não vai estimular os alunos a fazerem sexo? E respondo: “Não, eles já estão transando“.

A última pesquisa do Ministério da Saúde comprovou que a idade média da primeira relação sexual entre os jovens está em torno dos 15 anos. Para isso, eles não precisaram do nosso consentimento, a própria sociedade já se encarregou de liberar o sexo entre eles. O que nós precisamos fazer é prepará-los para poder viver esta experiência com prazer e responsabilidade.

Uma das principais dificuldades ao se falar de sexo nas escolas é que ele ainda é visto como uma coisa ruim, associado à vulgaridade, pecado ou rejeição. Mas o sexo é parte fundamental da vida! Se um indivíduo não faz sexo, ele não morre. Mas, se a humanidade perder o gosto pelo ato sexual, a nossa espécie desaparecerá.

Está na hora de olharmos para o sexo como ele é: como algo do bem, uma função humana como comer, andar ou pensar, mas que permite a perpetuação da espécie, e ainda, pelo refinamento de uma imensa cadeia de processos físicos, químicos e emocionais proporciona muito prazer!

Para que o sexo aconteça, basta oportunidade e desejo – duas coisas que não faltam na vida da maioria dos adolescentes! E isso não é ruim. Eles se sentem gratificados, mais calmos, com a autoestima lá em cima e uma sensação de bem estar muito gostosa!

É claro que quando o sexo é vivido sem cuidado pode trazer consequências ruins, como
gravidez na adolescência, AIDS, DSTs e outros problemas.

É por isso que falar de sexo e prevenção não é mais mérito de especialistas, mas de todas as pessoas que estão envolvidas na educação de nossos jovens. Em muitos anos de experiência pude comprovar o quanto um professor pode fazer diferença na vida de um aluno, quando se propõe a enfrentar este desafio na escola!

E você? Como trata disso com seus alunos?

 Um beijo e até a próxima!