Início Blog da Lena Adolescência Abaixo o diálogo do silêncio!

Abaixo o diálogo do silêncio!

A maior proteção que a gente pode dar aos nossos filhos, é a informação!    

Muitos pais acreditam que se não falar sobre sexualidade com seus filhos, eles não vão despertar o interesse sobre sexo!  

Eu encontro muitos pais que ainda pensam assim, e ouço depoimentos de professores que dizem da dificuldade de implementar oficinas de prevenção, porque tem pais que dizem que seu filho ou a sua filha ainda não pensa nisso! 

– Olha a carinha dela de criança, ela não pensa em sexo! 

Essa semana eu ouvi uma história, de uma professora que reflete bem essa situação. O Instituto Kaplan, uma ONG que eu dirigi e que trabalha com educação em sexualidade nas escolas, tem um projeto de prevenção de DST/Aids e gravidez na adolescência para alunos do 6o ao 9o ano. Antes da escola iniciar as oficinas com os alunos, é feito uma reunião para comunicar aos pais.

Olha o que aconteceu!

Pois bem, numa dessas reuniões, um pai de uma aluna, de aproximadamente 13 anos, foi rigorosamente contra a sua filha e qualquer outro adolescente participar das oficinas de prevenção!!!

Ele argumentou: 

– Minha filha é muito nova e ainda nem pensa nisso. Essa conversa só vai é incentivar ela a ter curiosidade e vontade de fazer sexo!!!

Os mexesse  passaram, e a filha dele ficou de fora do projeto. Até que um dia, ele pegou o celular dela, e  resolveu olhar o que a filha estava vendo no celular!! 

Sabe o que ele encontrou? 

Fotos de nudes que ela estava enviando para um garoto.!!! 

Por isso, como já dizia minha mãe, quem ver cara, não ver coração!

O interesse sexual é da natureza do adolescente

Saber sobre sexualidade, não incentiva ninguém a fazer sexo, é uma proteção! Saber sobre sexualidade aumenta a bagagem de cada um para poder tomar decisões que sejam mais assertivas para a sua vida!

Uma garota ou um garoto, no contexto de hoje, onde existe uma maior liberdade e uma grande facilidade de comunicação precisa contar com você, que é o seu pai ou a sua mãe para conversar, tirar dúvidas, compartilhar suas angústias, dividir suas frustrações, comemorar suas conquistas e aprender sobre prevenção

Não negue esse direito aos seus filhos, converse, fale, conte histórias, presentei com livros, mas abra esse diálogo!! Não tenha medo. Se você não se sente seguro para falar sobre algum assunto, busque informação. 

Eu sei que não existia nenhum curso para pais aprenderem a conversar sobre sexualidade com seus filhos, e que cada um de nós, só podia contar com as suas referências pessoais, o que herdou dos pais e da sua própria experiência sexual, para educa os filhos. Mas agora não precisa ser assim. 

Você pode ampliar os seus conhecimentos nessa área, de forma guiada através do CURSO PAPO FIRME – Sexualidade na infância e adolescência! 

Para isso, na próxima semana de 25 a 29 de novembro, eu vou abrir uma nova turma DO PAPO FIRME.  

Saiba nesse link: http://lena.klickpages.com.br/pre-inscricao